SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Poder colonial e etnicidade no Chile: territorialização e reestruturação entre os Mapuche da época colonialMovimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tempo

versão impressa ISSN 1413-7704

Resumo

OLIVEIRA, João Pacheco de. O retrato de um menino Bororo: narrativas sobre o destino dos índios e o horizonte político dos museus, séculos XIX e XXI. Tempo [online]. 2007, vol.12, n.23, pp. 73-99. ISSN 1413-7704.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-77042007000200006.

As coleções etnográficas, uma vez retiradas das aldeias e dos seus contextos de utilização cotidiana e ritual, tendem a ser transformadas em abstrações sociológicas, nas quais a história e a reflexividade estão congeladas. A análise de uma pintura de um menino Bororo, localizada no Museu Nacional, permite reencontrar estórias esquecidas e encobertas, apresentando uma abordagem alternativa que propõe uma historicização radical e discute o jogo de forças que estão em torno da aquisição, classificação e exibição de objetos etnográficos.

Palavras-chave : Museus e Coleções Etnográficas; Índios Bororo; Antropologia do Colonialismo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português