SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Translation and cultural adaptation of the Harris Hip Score into portugueseLocal low power laser irradiation accelerates the regeneration of the fibular nerve in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852

Abstract

SAURA, Vinícius et al. Fatores preditivos da marcha em pacientes diabéticos neuropático e não neuropáticos. Acta ortop. bras. [online]. 2010, vol.18, n.3, pp. 148-151. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522010000300006.

OBJETIVO: Analisar a amplitude de movimento do tornozelo e as forças de reação vertical do solo envolvidas na marcha de pacientes portadores de diabetes com e sem neuropatia periférica. CASUÍSTICA E MÉTODO: 36 indivíduos divididos em três grupos: Controle - GC: 10 indivíduos sem diabetes, Diabetes - GD: 10 indivíduos portadores de diabetes sem neuropatia periférica e Neuropatia - GDN: 16 indivíduos portadores de diabetes e neuropatia diabética periférica. Foi realizada análise da marcha - AMTI® OR6/6, e da amplitude de movimento articular tíbio-társica - Sistema Vicom 640® - de todos os participantes. RESULTADOS: O primeiro e segundo pico de força vertical de reação do solo são maiores no grupo Neuropatia e a amplitude de movimento articular do tornozelo é menor nos grupos Diabetes e Neuropatia. CONCLUSÃO: A amplitude de movimento da articulação tíbio-társica está diminuida nos diabetéticos, independente da presença ou ausência de neuropatia periférica, e os diabéticos com neuropatia periférica, apresentaram aumento no primeiro e no segundo pico da força de reação vertical do solo durante a marcha.

Keywords : Diabetes Melito; Neuropatias diabéticas; Marcha.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese