SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Study of the anatomy of the tibial nerve and its branches in the distal medial legFractures of the neck of the talus: evaluation of reproducibility of Hawkins´s classification author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852

Abstract

SANTOS, Ewerton Bastos dos et al. Estudo da regeneração de nervos tibiais de ratos Wistar em sutura primária com "gap" e sem "gap", cobertos por segmentos de veia. Acta ortop. bras. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp. 165-169. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522012000300006.

OBJETIVO: O presente estudo comparou, em ratos da raça Wistar, a regeneração nervosa nas suturas epineurais com espaçamento de 1,0mm (com "gap") e sem espaçamento (sem "gap"), ambos cobertos com tubo de veia jugular externa, através da contagem de motoneurônios no nível da medula espinhal entre L3 e S1, marcados por meio de exposição do nervo tibial ao Fluoro - Goldâ (FG). MÉTODO: Os nervos tibias de ambos os lados foram seccionados e foram realizadas suturas epineurais com "gap" e, no lado contralateral, sem "gap" sendo que as suturas foram cobertas com tubo de veia. Após quatro meses do procedimento cirúrgico, os nervos tibias foram expostos ao FG, perfundidos e realizada a contagem dos motoneurônios na medula espinhal. RESULTADOS: Para a análise estatística foi utilizado o teste de Wilcoxon pareado, onde obtivemos um resultado estatisticamente significante entre o número de motoneurônios do grupo com "gap" em relação ao sem "gap" (p= 0,013). CONCLUSÃO: Obtivemos melhores resultados na contagem de motoneurônios daqueles nervos onde haviam sido realizadas as suturas primárias sem "gap", quando comparados com as suturas com "gap". Nível de Evidência: Estudo Experimental.

Keywords : Corantes fluorescentes; Regeneração nervosa; Nervo tibial; Ratos Wistar; Técnicas de sutura.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese