SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Fractures of the neck of the talus: evaluation of reproducibility of Hawkins´s classificationCorrelation between the clinic and the index of cervical myelopathy Torg author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852

Abstract

IMOTO, Aline Mizusaki; PECCIN, Maria Stella  and  TREVISANI, Virgínia Fernandes Moça. Exercícios de fortalecimento de quadríceps são efetivos na melhora da dor, função e qualidade de vida de pacientes com osteoartrite do joelho. Acta ortop. bras. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp. 174-179. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522012000300008.

OBJETIVO: Verificar o efeito de um programa de fortalecimento de quadríceps com duração de oito semanas na dor, função e qualidade de vida de pacientes com osteoartrite do joelho. MÉTODOS: Cem pacientes foram randomizados em dois grupos: 1- Grupo Exercício (GEx) e 2 - Grupo Orientação (GO). O teste Timed Up and Go (TUG), a Escala Numérica de Dor (END) e o questionário SF-36 foram utilizados para a avaliação. RESULTADOS: Oitenta e um pacientes completaram a pesquisa. Considerando a análise por intenção de tratar, houve melhora estatisticamente significante no GEx quando comparado ao GO em todas as variáveis avaliadas. CONCLUSÃO: O programa de exercícios de fortalecimento do quadríceps por nós aplicado foi efetivo na melhora da dor, função e qualidade de vida de pacientes com osteoartrite do joelho. Nível de Evidência I, Ensaio Clínico Randomizado.

Keywords : Joelho; Terapia por exercício; Osteoartrite [reabilitação].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese