SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Quadriceps strengthening exercises are effective in improving pain, function and quality of life in patients with osteoarthritis of the kneeInfluence of cortical bone thickness on the ultrasound velocity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852

Abstract

LOZORIO, Agnaldo Rogério et al. Correlação clinica entre a mielopatia cervical e o índice de Torg. Acta ortop. bras. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp. 180-183. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522012000300009.

OBJETIVO: A mielopatia cervical é uma disfunção da medula espinhal relacionada a degeneração típica do envelhecimento, cuja patologia se relaciona com a isquemia e compressão da medula. Muitos são os problemas clínicos apresentados por portadores de mielopatia, nos casos mais graves este acometimento pode levar a para ou tetraplegia quando não tratado. Devido a patologia primária desta doença ser causada por compressão gerando isquemia medular, julgamos poder existir uma correlação entre o grau de compressão e clínica dos pacientes portadores de mielopatia cervical, porém não encontramos nenhum estudo na literatura que realizou esta correlação, por existir esta dúvida na literatura é que objetivamos em nosso estudo analisar a correlação entre o grau do comprometimento clínico dos pacientes com mielopatia cervical e o índice de Torg. MÉTODOS: Estudo prospectivo, de caráter descritivo, avaliados 46 pacientes, realizado mensuração radiográfica do índice de Torg e análise clínica através da escala de JOA e Nurick. RESULTADOS: Dos 46 pacientes, 100% apresentaram Torg <0,8. A diminuição dos valores de Torg foi diretamente proporcional a piora clinica na escala de Nurick e JOA. CONCLUSÕES: O comprometimento clinico na mielopatia cervical está diretamente relacionado com o grau de estenose do canal vertebral. Nível de Evidência I, Estudos Prognósticos - Investigação do efeito de característica de um paciente sobre o desfecho da doença.

Keywords : Doenças da medula espinal; Vértebras cervicais; Compressão da medula espinal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese