SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Evaluation of the reliability of the Modified Merle d·Aubigné and Postel MethodResults of surgical treatment of nonunion of humeral shaft fracture with dynamic compression plate and cancellous bone grafting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852

Abstract

KODAMA, Fábio Yoshikazu et al. Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização. Acta ortop. bras. [online]. 2012, vol.20, n.4, pp. 218-222. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522012000400005.

OBJETIVOS: Descrever os efeitos da imobilização, da remobilização livre e por meio de exercício físico sobre as propriedades mecânicas do músculo esquelético de ratos de duas faixas etárias. MÉTODOS: 56 ratos Wistar divididos em dois grupos etários, um grupo adulto (cinco meses) e um idoso (15 meses). Estes foram subdivididos em: controle, imobilizado, remobilizado livre e remobilizado por meio de exercício físico. Os membros posteriores dos ratos foram imobilizados por período de sete dias. O protocolo de exercícios foi composto por cinco sessões de natação, uma vez por dia e 25 minutos por sessão. O músculo gastrocnêmio foi submetido a ensaios de tração, sendo avaliadas as propriedades: carga (CLM), alongamento no limite máximo (ALM) e rigidez. RESULTADOS: A imobilização reduziu os valores de CLM e os protocolos de remobilização não foram suficientes para restabelecer aos níveis controle tanto nos animais adultos como nos idosos. O ALM apresentou diferença somente no grupo idoso. CONCLUSÕES: A imobilização reduz a capacidade do músculo de suportar cargas e protocolo de exercício físico apresenta uma tendência a restabelecer os valores ao padrão controle, tanto nos animais adultos como nos idosos. O fator idade interferiu somente no ALM gerando redução desta propriedade no período pós-imobilização. Nível de Evidência II, Investigação dos Resultados do Tratamento.

Keywords : Músculo esquelético; Imobilização; Biomecânica; Fatores etários.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese