SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Study on implant stability in cementless total knee arthroplastyThoracolumbar burst fracture: radiographic evaluation on differences between Magerl's A and B author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852

Abstract

MARTINS, Gisele Eiras  and  PEREZ, Stela Verzinhasse. Acompanhamento do paciente tratado de osteossarcoma. Acta ortop. bras. [online]. 2012, vol.20, n.4, pp. 235-239. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522012000400009.

OBJETIVO: Avaliar o valor do acompanhamento do pós tratamento nos portadores de osteossarcoma. MÉTODOS: Dados coletados através de uma ficha clínica, com registros sócios demográficos, clínicos e referentes a consulta. Realizada a análise descritiva dos dados. Para associação das variáveis independentes ao comparecimento à consulta, utilizou-se teste qui-quadrado. RESULTADOS: Observamos recidiva em 59,6% dos casos sendo 58% pulmonar. Desses casos 44,4% apresentavam queixa clínica e compareceram na data marcada em consulta. Não houve associação estatisticamente significativa entre as características demográficas com o comparecimento precoce. 81,3% dos casos que adiantaram a consulta apresentavam queixas quando comparados com os que não adiantaram (p=0,005). Dos casos que apresentaram recidiva, 12,9% compareceram atrasados em alguma consulta e os não recidivados,47,6% atrasaram na consulta (p=0,006). CONCLUSÃO: Verificou-se que os pacientes que adiantaram a consulta apresentavam mais queixas e estavam associadas ao resultado positivo dos exames realizados. Os pacientes que recidivaram e adiantaram a consulta não apresentaram diferença estatisticamente significativa na sobrevida livre de recidiva.Observou-se que a distância não foi fator preponderante para comparecimento atrasado às consultas. Nível de evidência II, Estudo Retrospectivo.

Keywords : Osteossarcoma; Neoplasias ósseas; Recaída.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese