SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue6EVALUATION OF KITE AND PONSETI METHODS IN THE TREATMENT OF IDIOPATHIC CONGENITAL CLUBFOOTLIFE QUALITY EVALUATION USING “TIME TRADE OFF” METHOD FOR RHEUMATOID HANDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852On-line version ISSN 1809-4406

Abstract

RIBAK, Samuel et al. EPIDEMIOLOGIA DAS LESÕES TRAUMÁTICAS DO MEMBRO SUPERIOR EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Acta ortop. bras. [online]. 2018, vol.26, n.6, pp.370-373. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-785220182606180607.

Objetivo:

Realizar a epidemiología das lesões traumáticas dos membros superiores, atendidas em Hospital Universitário, identificando sua origem e tipos de lesões, determinando fatores de riscos.

Métodos:

É um estudo prospectivo onde os acidentes foram caracterizados em três grupos: doméstico, trabalho ou transporte. Um questionário contendo informações pessoais e do acidente foi aplicado. Avaliaram-se as características da lesão referente ao seguimento afetado, tipo de lesão e conduta adotada para cada caso.

Resultados:

Avaliou-se 613 pacientes; os acidentes mais frequentes foram domésticos (66,6%), predominando o sexo masculino (67,9%), com média de idade 31 anos. As lesões em punhos prevaleceram nos acidentes de transporte (31,1%) e domésticos (29,6%). Nos acidentes de trabalho, lesões de dedos (54,2%). A fratura fechada foi mais recorrente e o tratamento conservador o mais indicado. As lesões graves relacionaram-se à acidentes em dedos (39,4%). Houve correlação entre nível de escolaridade e tipos de acidentes.

Conclusão:

Lesões traumáticas dos membros superiores são mais incidentes em acidentes domésticos e em pacientes do sexo masculino. A fratura fechada é a mais frequente e o tratamento conservador o mais indicado. As lesões graves são relacionadas a acidentes em dedos. A escolaridade apresenta diferença em relação a acidentes doméstico, de transporte ou de trabalho. Nível de evidência IV, série de casos.

Keywords : Acidentes de trabalho; Trauma; Epidemiologia; Membro superior; Mão; Fatores de risco; Incidência.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )