SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue6ACCURACY OF PEDICLE SCREW INSERTION: A COMPARISON BETWEEN FLUOROSCOPIC GUIDANCE AND NAVIGATION TECHNIQUESFOUR-LEVEL EN BLOC VERTEBRECTOMY: A NOVEL TECHNIQUE AND LITERATURE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852On-line version ISSN 1809-4406

Abstract

ARAUJO, Alex Oliveira de et al. TRATAMENTO DE ESPONDILODISCITE LOMBAR COMPLICADA EM TUBERCULOSE DISSEMINADA COM SISTEMA HIDROSTÁTICO DE DISTRAÇÃO LOMBAR: RELATO DE CASO. Acta ortop. bras. [online]. 2018, vol.26, n.6, pp.401-405. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-785220182606178095.

Objetivo:

Descrever um caso de tuberculose disseminada afetando a coluna lombar, tratada com um sistema de suporte anterior não convencional.

Contexto:

Espondilodiscite tuberculosa é a forma mais comum e mais grave de tuberculose extrapulmonar. Embora o principal tratamento seja a antibioticoterapia, o tratamento cirúrgico é importante em casos de déficit neurológico, instabilidade da coluna e deformidade significativa, sepse grave, abscessos paravertebrais ou peridurais ou em casos de falha do tratamento clínico. Cirurgia também é necessária quando há necessidade de biópsia. Com o desenvolvimento de novos métodos para a reconstrução e fixação da coluna, cada vez mais se faz o debridamento completo do foco da tuberculose vertebral, mas há falta de consenso sobre a melhor técnica.

Métodos e Resultados:

O paciente sofria de tuberculose disseminada afetando a coluna, na região lombar, com abscesso do músculo psoas. Foi tratado com extenso debridamento pelas vias anterior e posterior, usando um sistema não convencional de suporte anterior que promove distração hidrostática.

Conclusões:

O tratamento com o distrator hidrostático foi capaz de restabelecer a estabilidade e a anatomia da curva lombar. Nível de evidência IV, Relato de caso.

Keywords : Tuberculose da coluna Vertebral; Tuberculose osteoarticular; Desbridamento; Procedimentos cirúrgicos operatórios.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )