SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4Importações brasileiras de leite: impactos micro e macroeconômicosDinâmica das exportações da América Latina: economias de escala ou dumping recíproco? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia Aplicada

versão impressa ISSN 1413-8050versão On-line ISSN 1980-5330

Resumo

FEIJO, Flavio Tosi  e  AZEVEDO, André Filipe Zago de. Comércio e meio ambiente: políticas ambientais e competitividade no âmbito da ALCA. Econ. Apl. [online]. 2006, vol.10, n.4, pp.561-587. ISSN 1980-5330.  https://doi.org/10.1590/S1413-80502006000400005.

Este artigo avalia de forma integrada os efeitos da ALCA e das reduções de emissões de CO2, tratadas pelo Protocolo de Quioto, a fim de se fazer uma comparação dos benefícios (ou perdas), tanto econômicos quanto ambientais. O instrumento utilizado para as simulações - GTAP-E (energia) - é uma versão modificada do GTAP (Global Trade Analysis Project) desenvolvido pela Universidade de Purdue e foi projetado para ana-lisar assuntos relacionados ao uso de energia e de políticas que provoquem mudanças climáticas. Os resultados obtidos apontam que a política ambiental de redução de emissões, apesar de contribuir para a diminuição de CO2 na atmosfera, de forma geral, afeta negativamente o bem-estar econômico nos países que contraem tais emissões. Este resultado sugere que um determinado país que adotasse um comportamento free rider na hipótese de consolidação da ALCA, não reduzindo suas emissões, seria beneficiado em relação aos demais países que adotassem outra postura.

Palavras-chave : comércio e meio ambiente; Protocolo de Quioto; Área de Livre-Comércio das Américas; GTAP-E; emissões de CO2.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons