SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Regulação e transparência: evidências a partir da crise do subprimeTarifas de importação e evasão fiscal no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Economia Aplicada

Print version ISSN 1413-8050

Abstract

CORSEUIL, Carlos Henrique L.; MOURA, Rodrigo L.  and  RAMOS, Lauro. Determinantes da expansão do emprego formal: o que explica o aumento do tamanho médio dos estabelecimentos?. Econ. Apl. [online]. 2011, vol.15, n.1, pp. 45-63. ISSN 1413-8050.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-80502011000100003.

Esse trabalho tem o intuito de contribuir para a investigação dos determinantes da aceleração no crescimento do emprego formal na última década. As evidências apresentadas apontam que essa aceleração se deve a uma reversão na tendência do númeromédio de empregados por estabelecimento, em contraponto a uma tendência de crescimento constante no número de estabelecimentos. Investigaçõesmais detalhadas mostram evidências de que esse resultado não é derivado de mudanças na composição setorial que favoreça setores com maiores escalas de operação, nem um aprofundamento do processo de seleção que penaliza os pequenos estabelecimentos. As evidências apontam que a seleção teria contribuído para uma diminuição do tamanho médio, mas esse efeito foi contrabalançado por um nível de emprego maior nas firmas mais novas.

Keywords : Emprego Formal; Tamanho dos Estabelecimentos; RAIS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese