SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4The cross-correlation between output and nominal variables in new keynesian models calibrated to Brazil and the U.S.O salário mínimo como instrumento de combate à pobreza extrema: estariam esgotados seus efeitos? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Economia Aplicada

Print version ISSN 1413-8050

Abstract

THOME NETO, César; LEAL, Ricardo Pereira Câmara  and  ALMEIDA, Vinício de Souza e. Um índice de mínima variância de ações brasileiras. Econ. Apl. [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 535-557. ISSN 1413-8050.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-80502011000400002.

Este trabalho desenvolve um índice de carteiras de mínima variância global (MVP) para as ações mais líquidas do Brasil. Os resultados indicaram que a MVP sem limites sobre os pesos das ações não apresenta diferença significativa de desempenho em relação ao IBOVESPA. A imposição de um peso máximo de dez por cento em cada ação tornou possível superar o IBOVESPA. Contudo, os resultados desta estratégia são comparáveis aos de uma carteira igualmente ponderada e são superados por alguns fundos de gestão ativa em testes fora da amostra. Ainda assim, estas estratégias simples baseadas nestas restrições facilitam a replicação do MVP por investidores individuais e exchange traded funds e sustenta o poder de estratégias ingênuas de investimento.

Keywords : Carteira de Mínima Variância; Desempenho de Fundos; Seleção de Ativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese