SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Desigualdade de oportunidades no Brasil: efeitos diretos e indiretosAnálises da dinâmica orçamentária dos municípios brasileiros: uma aplicação da metodologia VAR com dados empilhados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Economia Aplicada

Print version ISSN 1413-8050

Abstract

FRANKLIN JR., Sergio L.; DUARTE, Thiago B.; NEVES, César R.  and  MELO, Eduardo F. L.. A estrutura a termo de taxas de juros no Brasil: modelos, estimação e testes. Econ. Apl. [online]. 2012, vol.16, n.2, pp. 255-290. ISSN 1413-8050.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-80502012000200003.

Neste artigo, propomos uma metodologia para a construção da estrutura a termo da taxa de juros livre de risco no Brasil, usando o modelo de Svensson para interpolação e extrapolação das curvas de juros e algoritmos genéticos, em complemento aos algoritmos tradicionais de otimização não linear, para a estimação dos parâmetros do modelo. O objetivo é contribuir para que o mercado segurador brasileiro mensure suas obrigações descontando seus fluxos de caixa de maneira consistente e coerente, considerando a adoção, pela Superintendência de Seguros Privados (SU-SEP), de padrões internacionais de supervisão de solvência e de reporte financeiro. Ao longo do artigo, apresentamos os resultados encontrados na modelagem das estruturas a termo de diferentes curvas de juros no Brasil.

Keywords : Estrutura a termo; Taxas de juros; Interpolação; Extrapolação; Algoritmo genético; Nelson e Siegel; Svensson.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese