SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Desigualdade de oportunidades no Brasil: efeitos diretos e indiretosAnálises da dinâmica orçamentária dos municípios brasileiros: uma aplicação da metodologia VAR com dados empilhados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Economia Aplicada

Print version ISSN 1413-8050

Abstract

FRANKLIN JR., Sergio L.; DUARTE, Thiago B.; NEVES, César R.  and  MELO, Eduardo F. L.. A estrutura a termo de taxas de juros no Brasil: modelos, estimação e testes. Econ. Apl. [online]. 2012, vol.16, n.2, pp.255-290. ISSN 1413-8050.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-80502012000200003.

Neste artigo, propomos uma metodologia para a construção da estrutura a termo da taxa de juros livre de risco no Brasil, usando o modelo de Svensson para interpolação e extrapolação das curvas de juros e algoritmos genéticos, em complemento aos algoritmos tradicionais de otimização não linear, para a estimação dos parâmetros do modelo. O objetivo é contribuir para que o mercado segurador brasileiro mensure suas obrigações descontando seus fluxos de caixa de maneira consistente e coerente, considerando a adoção, pela Superintendência de Seguros Privados (SU-SEP), de padrões internacionais de supervisão de solvência e de reporte financeiro. Ao longo do artigo, apresentamos os resultados encontrados na modelagem das estruturas a termo de diferentes curvas de juros no Brasil.

Keywords : Estrutura a termo; Taxas de juros; Interpolação; Extrapolação; Algoritmo genético; Nelson e Siegel; Svensson.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License