SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Análises da dinâmica orçamentária dos municípios brasileiros: uma aplicação da metodologia VAR com dados empilhadosAnálise da dominação de membros tomadores ou poupadores de recursos nas cooperativas de crédito mineiras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Economia Aplicada

Print version ISSN 1413-8050

Abstract

RODRIGUES, Marcos Aurelio; MONTEIRO, Waleska de Fátima; CAMPOS, Antonio Carlos de  and  PARRE, José Luiz. Identificação e análise espacial das aglomerações produtivas do setor de confecções na região Sul. Econ. Apl. [online]. 2012, vol.16, n.2, pp. 311-338. ISSN 1413-8050.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-80502012000200005.

O artigo procura identificar e analisar a evolução das aglomerações produtivas do setor confeccionista no Sul do Brasil. Dois fatores alicerçam o procedimento metodológico: proximidade geográfica e concentração setorial, combinados por Análise Espacial de Concentração. O primeiro, proximidade geográfica, por meio da Análise Exploratória de Dados Espaciais, e o segundo, concentração setorial, por meio da construção do índice de Concentração normalizado. Os resultados evidenciaram a transposição positiva dos aglomerados. Além disso, verificou-se evolução para o Estado do Paraná, tanto em transborda mento como em concentração espacial. Observou-se estabilidade em spillover, mas com forte concentração, no Estado de Santa Catarina.

Keywords : Aglomerações Produtivas Locais; índices de Concentração; Análise Exploratória de Dados Espaciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese