SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Promoção da saúde e qualidade de vidaMétodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

TREVIZAN, Salvador dal Pozzo. Ciência, meio ambiente e qualidade de vida: uma proposta de pesquisa para uma universidade comprometida com sua comunidade . Ciênc. saúde coletiva [online]. 2000, vol.5, n.1, pp. 179-186. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232000000100015.

O trabalho focaliza educação e saúde como pontos de partida para a mudança social em busca de melhoria na qualidade de vida. Mudanças requerem quantidade e qualidade de trabalho que não podem acontecer sem elevar o nível educacional, como conhecimento, capacidade crítica e habilidades profissionais, e sem saúde, entendida como precondições físicas e psíquicas para a ação. A ciência é vista como processo de descoberta e geração de conhecimento necessários para as mudanças sociais, mas historicamente não tem sido usada para a melhoria da qualidade de vida. Papel importante cabe à universidade em reverter tal processo. Argumenta-se que a universidade que pretenda atuar na melhoria da qualidade de vida no meio ambiente em que se insere, necessariamente, terá que orientar suas linhas de pesquisa, ensino e extensão, na busca de alternativas de serviços e bens de qualidade aos menos afortunados, a partir de problemas sociais, num enfoque interdisciplinar, ao invés de abordagens segmentadas do conhecimento.

Palavras-chave : Ciência; Qualidade de Vida; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português