SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A terapia medicamentosa no idoso: cuidados na medicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

MEIO, Maria Dalva Barbosa Baker; MAGLUTA, Cynthia; MELLO, Rosane Reis de  e  MOREIRA, Maria Elizabeth Lopes. Análise situacional do atendimento ambulatorial prestado a recém-nascidos egressos das unidades de terapia intensiva neonatais no Estado do Rio de Janeiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 299-307. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232005000200007.

A diminuição da mortalidade neonatal contribui para o aumento de crianças que necessitam de maior atenção em relação a morbidades clínicas e à evolução do desenvolvimento neuropsicomotor. O objetivo deste estudo foi discutir a situação da assistência às crianças egressas das Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN) em cinco unidades em diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro; em nenhuma havia informações sobre o perfil dos egressos da UTIN. Evidenciou-se restrição ao acesso e baixa estruturação da rede em relação à assistência prestada a esses bebês. Não há uniformidade no atendimento prestado, e ambulatórios específicos para essa população concentram-se na cidade do Rio de Janeiro. Constatou-se deficiência de profissionais nas áreas de reabilitação - fisioterapia motora, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia -, e de especialistas para atendimento oftalmológico adequado e para a criança portadora de deficiência auditiva. Os autores discutem possíveis explicações para essa situação, propondo a organização de um sistema de atendimento em graus de complexidade para poder viabilizar o acesso das crianças de risco a um atendimento diferenciado, importante para detecção precoce de anormalidades do desenvolvimento.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Organização e Administração; Planejamento em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português