SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Networks for prevention of violence: from utopia to action índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência & Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1413-8123

Resumen

KYLE, Amy D.; WOODRUFF, Tracey J.  y  AXELRAD, Daniel A.. Avaliação integrada de saúde e ambiente: crianças americanas e o ambiente. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 439-451. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000200021.

No momento atual do conhecimento sobre o tema, existe a necessidade de avaliações sistemáticas a respeito dos fatores que mais contribuem para a saúde, das contribuições mais relevantes do setor saúde para o ambiente e das relações entre ambos os campos, assim como de abordagens sobre resultados das deliberações políticas sobre resultados dos estudos. Neste artigo, apresentamos achados e dados a respeito da proteção ambiental e de saúde visando desenvolver propostas a favor da saúde ambiental das crianças. Usamos uma definição de ambiente que enfatiza contaminantes e processos e envolvem elementos analíticos e deliberativos. As etapas do estudo foram: a) desenvolver um marco conceitual que retratasse relações entre saúde e ambiente por meio de relevantes tipos de dados e informações; b) selecionar tópicos de significância para a saúde das crianças; c) identificar as melhores fontes e tópicos para medição; d) avaliar possíveis medidas e fontes adicionais se necessário; e) desenhar e implementar métrica para medidas de computação; f) selecionar representações gráficas das medidas; g) identificar medidas relacionadas e h) identificar lacunas de dados. Gestores e financiadores participaram do processo.

Palabras llave : Bem-estar infantil; Saúde ambiental de crianças; Contaminantes ambientais; Exposição ambiental; Indicadores de saúde e ambiente.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés