SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Profile of prisoners in the Rio de Janeiro prison system: specifities of gender in the social exclusion processThe body accomplice of life: perception of fat women body from a carioca slum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência & Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1413-8123

Resumen

OLIVEIRA, Jeane Freitas de; PAIVA, Mirian Santos  y  VALENTE, Camila L. M.. Representações sociais de profissionais de saúde sobre o consumo de drogas: um olhar numa perspectiva de gênero. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 473-481. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000200024.

Estudo de caráter qualitativo, desenvolvido com objetivo de apreender as representações sociais de profissionais de saúde sobre o consumo de drogas, numa perspectiva de gênero. Os dados foram coletados de março a julho de 2004, através da observação participante, em uma unidade de saúde especializada na assistência a pessoas usuárias de drogas em Salvador-Bahia; e de entrevista semi-estruturada com 19 profissionais que atuam na referida unidade. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo temática, sendo identificadas duas categorias: o consumo de drogas como uma forma de enfrentar a vida; o ocultamento das mulheres usuárias. O contexto de atuação dos profissionais revelou diferentes realidades em relação às mulheres que consomem drogas, que vão de encontro às representações dos profissionais sobre este grupo populacional. Ressaltamos a influência do contexto na elaboração das representações sociais. Visando uma assistência humanizada e equânime, sugerimos ampliação da abordagem de gênero para os entrevistados e a inclusão de outros profissionais em estudos como este.

Palabras llave : Consumo de drogas; Mulheres; Representações sociais; Identidade de gênero; Profissionais de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués