SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Pesticides: economic efficiency and social and environmental injusticeEnvironmental management in the public sector: a question of social and economic relevancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MANASSARAM, Deana M.; BACKER, Lorraine C.  and  MOLL, Deborah M.. Revisão sobre nitratos na água potável: exposição materna e reações adversas ao desenvolvimento reprodutivo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 153-163. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000100018.

Nesta revisão, apresentamos um estudo sobre exposição materna aos nitratos na água potável e possíveis reações adversas ao desenvolvimento reprodutivo, no caso dos Estados Unidos. O padrão de uso de nitratos na água potável é baseado em estudos retrospectivos e leva em conta níveis que protegem os bebês contra a metemoglobinemia. Mas nenhum fator de segurança foi construído a partir desse padrão, sendo que os níveis atuais foram construídos e exigidos apenas para os sistemas públicos de distribuição de água. Estudos com animais encontraram efeitos reprodutivos adversos e advindos das altas doses de nitrato ou nitrito na água. A evidência epidemiológica sobre a relação de exposição-resposta direta entre o nível de nitratos na água potável e efeitos adversos não está clara. No entanto, algumas notificações sugerem associação entre exposição a nitratos na água potável e abortos espontâneos, restrições ao crescimento intrauterino e vários defeitos de nascença. As incertezas nos estudos epidemiológicos incluem a falta de avaliação da exposição individual que excluiria confundir a exposição com outros fatores. Concluimos que a literatura atual não provê suficiente evidência de uma relação causal entre exposição a nitratos na água potável e efeitos reprodutivos adversos.

Keywords : Desenvolvimento fetal; Água potável; Exposição materna; Nitrato; nitrito; Saúde reprodutiva.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English