SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1The qualitative process of research mediating the transformation of reality: a contribution to team work in health educationRace and epidemiology: strategies to build on biological differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PRADO, Shirley Donizete  and  SAYD, Jane Dutra. O ser que envelhece: técnica, ciência e saber. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 247-252. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000100028.

Abordamos a Gerontologia, que se pretende ciência do envelhecimento. A partir de Bachelard e Canguilhem, discutimos as perspectivas da Gerontologia como ciência naquilo que se refere à Fisiologia do Envelhecimento, da Genética do Envelhecimento ou da Biogerontologia e como um conjunto de técnicas de cura, de alívio da dor, de ação sobre a vida do ser que envelhece através da Geriatria, da Psicogeriatria, da Enfermagem Geriátrica, do Serviço Social, por exemplo. A partir do pensamento de Foucault, consideramos que a Gerontologia inclui os saberes sobre este ser único que pensa sobre si mesmo e sobre suas próprias representações por meio da Antropologia, da Psicanálise, entre outras. Quanto a ter por objeto o envelhecimento, entendemos que se trata de um projeto absolutamente ambicioso, que praticamente coincide com as Ciências Humanas e da Vida quando tematizam a juventude e o envelhecer. Hoje, parece-nos, a Gerontologia corresponde a um conjunto de ciências, técnicas e saberes voltados, principalmente, para esse ainda nebuloso domínio que é a velhice.

Keywords : Envelhecimento; Pesquisa; Tendências; Gerontologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese