SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3The social division of the city and the health promotion: the importance of new information and decoupage levelsThe Chernobyl accident 20 years on: an assessment of the health consequences and the international response author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SILVA, Alessandra Ximenes da; CRUZ, Eliane Aparecida  and  MELO, Verbena. A importância estratégica da informação em saúde para o exercício do controle social. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 683-688. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000300018.

O artigo trata da nova forma de relacionamento entre Estado e sociedade a partir da década de 80, na realidade brasileira. Destacam-se os conselhos de saúde que atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Saúde. Analisa as Políticas de Informação em saúde para o exercício do controle social e contribui para ampliar o acesso dos conselhos de saúde a essas políticas em seus diferentes níveis de complexidade, à luz do princípio da integralidade e da atenção à saúde. O Conselho Nacional de Saúde tem contribuído nesse processo através de sua Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde, que foi reativada em 2005. Para tanto, foram realizados Seminários Regionais Descentralizados e um Seminário Nacional para discutir a construção do Pacto pela Democratização e Qualidade da Comunicação e Informação em Saúde. Foram analisadas as propostas apresentadas pelos conselhos de saúde, entre as quais destacam-se: estabelecer indicadores para avaliar/acompanhar a qualidade da informação e publicizar os direitos dos usuários no SUS.

Keywords : Controle social; Informação em saúde; Democratização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese