SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Punishment, penalty or providence? Morbidity due to external causes in basic healthcare, Porto Alegre, BrazilVague and diffuse symptoms in biomedicine: a review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MORAES, Maristela. O modelo de atenção integral à saúde para tratamento de problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas: percepções de usuários, acompanhantes e profissionais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 121-133. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000100017.

No Brasil, a expansão dos CAPS-AD, baseada em um modelo de atenção integral à saúde de usuários de álcool e outras drogas, preconiza a passagem da idéia de doentes para a de cidadãos; reinserção social e intersetorialidade das ações; adoção da redução de danos e outros princípios para atenção integral justa e equânime; entretanto, a literatura aponta para manutenção da lógica de controle que surge com o saber médico do século XVIII. O objetivo desse trabalho foi investigar a percepção de usuários, acompanhantes e profissionais, acerca do modelo de atenção à saúde de usuários de drogas. O estudo foi realizado em CAPS-AD de Recife (PE), com grupos focais, observação participante e pesquisa documental, para presenciar o cotidiano das unidades, aproximar-se das percepções dos atores sobre o modelo e conhecer os projetos terapêuticos utilizados. Os resultados apontam que ainda há a percepção dos usuários como doentes, a medicalização e outros resquícios de modelos de atenção em desuso a partir da reforma psiquiátrica. A reinserção social foi percebida como o maior obstáculo para atenção integral à saúde. É necessária uma reorientação da prática, buscando romper com a cultura do preconceito, da exclusão e da doença, e com modelos controladores baseados na psiquiatria hospitalocêntrica.

Keywords : Atenção à saúde; Drogas; Humanização; Integralidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English