SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Profile of the family caregiver caring for patients with sequels of cerebral vascular accidentThe secret of longevity in the perception of the old-aged índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência & Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1413-8123

Resumen

TEIXEIRA, Ilka Nicéia D'Aquino Oliveira. Percepções de profissionais de saúde sobre duas definições de fragilidade no idoso. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.4, pp. 1181-1188. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000400014.

O objetivo desse estudo foi descrever as percepções de profissionais de saúde sobre duas definições de fragilidade em idosos. A amostra foi constituída de doze profissionais de saúde, integrantes da equipe de um ambulatório de geriatria. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas individuais semi-estruturadas e o questionário Definições de Fragilidade. Os dados foram organizados e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em expressões-chave, idéias centrais e o Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados indicaram que os profissionais de saúde tiveram dificuldades para aceitar uma definição unidimensional de fragilidade, o que está de acordo com a literatura internacional. As seis Idéias Centrais emergentes foram: 1) As definições são complementares; 2) Não há potencial para prevenção; 3) Definir fragilidade é uma tarefa complexa; 4) Qual é o conceito de fragilidade? 5) A definição multidimensional está completa; 6) A fragilidade é um estado que pode perdurar. Os participantes consideraram que as definições são complementares porque fragilidade envolve uma interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais no curso de vida. Apenas um profissional aceitou a definição multidimensional como completa. Definir fragilidade é uma tarefa complexa.

Palabras llave : Idoso frágil; Saúde do idoso; Formação de conceito; Consenso; Pessoal de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués