SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número6Estratégias transdisciplinares de pesquisa para entender uma doença social: o projeto Asthma Coalition on Community, Environment, and Social Stress (ACCESS) como estudo de casoDados georreferenciados em epidemiologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

STRUCHINER, Claudio José; LUZ, Paula Mendes; CODECO, Claudia Torres  e  MASSAD, Eduardo. As muitas faces da epidemiologia: epidemiologia evolucionária. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp.1743-1752. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600009.

Apresentamos os principais conceitos relacionados à aplicação da teoria evolutiva a problemas epidemiológicos. Limitamo-nos às doenças infecciosas e à evolução da virulência como conseqüência das estratégias de controle da transmissão em saúde pública. Nosso foco é voltado à discussão sobre a possibilidade de controle da virulência e exploramos possíveis cenários atuais em que os avanços recentes em biologia molecular e genética oferecem novas ferramentas de controle e monitoramento de variações na diversidade em patógenos e hospedeiros. Chamamos a atenção para a necessidade de integrar a estrutura analítica da epidemiologia com a genética de populações e a teoria evolutiva. Seguindo a tradição epidemiológica, antecipamos como resultado deste processo o desenvolvimento de desenhos de estudos e ferramentas analíticas de predição das implicações evolutivas das medidas de controle usadas em populações e mecanismos de vigilância que permitam o monitoramento contínuo de mudanças nos padrões de virulência de patógenos. A comunicação entre modeladores, epidemiologistas e biologistas moleculares torna-se essencial ao desenho de ensaios de campo motivados por dados empíricos e ao desenvolvimento de ferramentas analíticas que possam informar o processo de decisão orientado aos problemas em saúde pública.

Palavras-chave : Epidemiologia evolutiva; Doenças infecciosas; Controle da virulência; Biologia molecular; Genética de populações.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons