SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número6Estratégias transdisciplinares de pesquisa para entender uma doença social: o projeto Asthma Coalition on Community, Environment, and Social Stress (ACCESS) como estudo de casoDados georreferenciados em epidemiologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

STRUCHINER, Claudio José; LUZ, Paula Mendes; CODECO, Claudia Torres  e  MASSAD, Eduardo. As muitas faces da epidemiologia: epidemiologia evolucionária. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 1743-1752. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000600009.

Apresentamos os principais conceitos relacionados à aplicação da teoria evolutiva a problemas epidemiológicos. Limitamo-nos às doenças infecciosas e à evolução da virulência como conseqüência das estratégias de controle da transmissão em saúde pública. Nosso foco é voltado à discussão sobre a possibilidade de controle da virulência e exploramos possíveis cenários atuais em que os avanços recentes em biologia molecular e genética oferecem novas ferramentas de controle e monitoramento de variações na diversidade em patógenos e hospedeiros. Chamamos a atenção para a necessidade de integrar a estrutura analítica da epidemiologia com a genética de populações e a teoria evolutiva. Seguindo a tradição epidemiológica, antecipamos como resultado deste processo o desenvolvimento de desenhos de estudos e ferramentas analíticas de predição das implicações evolutivas das medidas de controle usadas em populações e mecanismos de vigilância que permitam o monitoramento contínuo de mudanças nos padrões de virulência de patógenos. A comunicação entre modeladores, epidemiologistas e biologistas moleculares torna-se essencial ao desenho de ensaios de campo motivados por dados empíricos e ao desenvolvimento de ferramentas analíticas que possam informar o processo de decisão orientado aos problemas em saúde pública.

Palavras-chave : Epidemiologia evolutiva; Doenças infecciosas; Controle da virulência; Biologia molecular; Genética de populações.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês