SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Child protagonism in the hospital setting: an essay on sociability strategiesVulnerabilities in the use of contraceptive methods among youth: intersections between public policies and healthcare author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

REBELLO, Lúcia Emilia Figueiredo de Sousa  and  GOMES, Romeu. Iniciação sexual, masculinidade e saúde: narrativas de homens jovens universitários. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 653-660. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000200034.

O objetivo do trabalho é analisar narrativas de homens jovens universitários sobre a experiência de iniciação sexual. O referencial teórico-conceitual foi o de scripts ou roteiros sexuais que se caracterizam como aprendizados sociais que informam os sujeitos sobre quando, como, onde e com quem devem ter experiências sexuais, indicando como agir sexualmente e as razões pelas quais devem ter algum tipo de atividade sexual. O método da investigação se configura como um estudo de narrativas, ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa a partir da perspectiva hermenêutica dialética. O desenho metodológico envolve a compreensão de contextos, cenários, enredos e personagens das narrativas acerca da iniciação sexual. A análise se refere a narrativas de universitários na cidade do Rio de Janeiro. Dentre os significados da iniciação sexual, destacam-se os de coito, demarcação de uma etapa da vida, despertar para o gênero oposto e descoberta do corpo. Observa-se, ainda, como resultado do estudo, que as narrativas dos jovens foram coerentes com um modo de ser homem que se faz presente no discurso de diferentes gerações. Concluiu-se que é preciso um trabalho conjunto em saúde e educação que privilegie o protagonismo dos homens jovens em ações com vistas à promoção de saúde sexual e reprodutiva.

Keywords : Sexualidade; Identidade de gênero; Juventude; Saúde e narrativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese