SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controleUm novo olhar bioético sobre as pesquisas odontológicas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti  e  MARQUES, Maria Cristina da Costa. Discurso do sujeito coletivo, complexidade e auto-organização. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.4, pp. 1193-1204. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000400025.

O presente trabalho busca apresentar alguns desdobramentos do método do discurso do sujeito coletivo no que toca à densidade semântica por ele provocada, que implica a presença significativamente mais relevante, nas pesquisas sociais que envolvam coleta de depoimentos, do pensamento coletivo como realidade empírica. Tal presença mais significativa do material empírico, aliada ao entendimento do pensamento das coletividades como referente, permite o diálogo do momento descritivo com o momento interpretativo neste tipo de pesquisa, podendo assim, como nova possibilidade que aponta para o incerto e para o inesperado, contribuir para um entendimento renovado da natureza e do funcionamento das representações sociais como realidades complexas.

Palavras-chave : Discurso do sujeito coletivo; Complexidade; Pensamento coletivo; Auto-organização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português