SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Health, work and environment at the Brazilian ruralPerception of mercury contamination by Brazilian adolescents in a gold mining community: an ethnographic approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PINTO JUNIOR, Afrânio Gomes  and  BRAGA, Ana Maria Cheble Bahia. Trabalho e saúde: a atividade da queima de resíduos tóxicos em fornos de cimenteiras de Cantagalo, Rio de Janeiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2005-2014. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600008.

Este estudo ocupa-se de analisar as condições de trabalho e saúde a partir dos relatos dos trabalhadores envolvidos na atividade de coprocessamento de resíduos tóxicos em fornos de cimenteiras de Cantagalo (RJ). Realizamos uma investigação qualitativa baseada na utilização de roteiro semi-estruturado, na qual foram entrevistados treze indivíduos. Na análise do discurso, foi possível observar falhas no planejamento do processo de trabalho, na identificação de riscos, na prevenção de agravos, no monitoramento de impactos à saúde e ao ambiente, bem como na identificação e notificação aos órgãos competentes. A assimilação das incertezas do processo, favorecendo os interesses dos empreendedores, permitiu que recaísse sobre os trabalhadores o ônus do adoecimento, aceitável na medida em que se negam evidências clínicas. Torna-se imperioso amplo debate que envolva entes públicos e privados, a sociedade e suas representações, confrontando-se questões éticas, ambientais e de saúde aos interesses do capital, para que se estabeleçam novas diretrizes para o processo.

Keywords : Coprocessamento; Coincineração; Resíduos tóxicos; Saúde do trabalhador; Fabricação de cimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese