SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Work and health: the activity of burning toxic waste in cement kilns in Cantagalo, Rio de Janeiro StateRisks scenarios frameworks in the context of an oil refinery installation at Pernambuco State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NOVAIS, Gabriel  and  CAMARA, Volney de Magalhães. Percepção da contaminação por mercúrio entre adolescentes de uma comunidade em área de garimpo de ouro: uma abordagem etnográfica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2015-2026. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600009.

Foram utilizados métodos etnográficos para avaliar a percepção de adolescentes escolares sobre a contaminação por mercúrio na cidade de Poconé, Mato Grosso, Brasil. Na Fase I, 53 estudantes (13 a 16 anos de idade) de seis escolas do ensino fundamental apresentaram aos pesquisadores temas sobre saúde pública que geraram palavras-chave para a Fase II (cartões-estímulo). Mercúrio foi citado por quatro dos quinze grupos (26%) formados por dois a cinco estudantes. Na Fase II, os pesquisadores realizaram entrevistas semi-estruturadas e cartões-estímulo em 31 estudantes para avaliar atitudes sobre mercúrio que geraram um modelo etnomédico. A falta de consenso evidenciada neste modelo revelou que enquanto alguns estudantes percebiam o mercúrio como uma ameaça, outros desconheciam como sua presença poderia afetar a saúde, poucos eram confiantes sobre seu conhecimento (3%) ou poderiam explicar com detalhes como era utilizado (9%), embora possuíssem parentes trabalhando como garimpeiros (55%). O mercúrio como um "risco típico" também não faz parte do domínio do conhecimento destes adolescentes. Os autores sugerem que métodos etnográficos possam ser uma ferramenta útil para a Saúde Coletiva e esperam que estes resultados possam contribuir para novas intervenções em educação para a saúde neste tema.

Keywords : Mercúrio; Contaminação; Percepção de risco; Adolescentes; Método etnográfico; Educação para saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English