SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Urban solid residues, garbage collectors and public healthBio-security with emphasis in biological polluting agents in health workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LACAZ, Francisco Antonio de Castro  and  FLORIO, Solange Maria Ribeiro. Controle social, mundo do trabalho e as Conferências Nacionais de Saúde da virada do século XX. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2123-2134. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600019.

A prática do controle social no campo da saúde do trabalhador vem enfrentando as barreiras impostas pela globalização e pela reestruturação d(n)o mundo do trabalho, seja pelo enfraquecimento dos sindicatos de trabalhadores, seja pela ausência de representantes das várias categorias de trabalhadores sem vínculo formal de trabalho, pertencentes ao expressivo mercado informal/precarizado. Na virada do século XX, as grandes Conferências Nacionais de Saúde foram marcadas por contextos políticos com diferenças significativas, o que favoreceu a falta de articulação entre as bases representativas, que se ocupavam principalmente com as demandas fragmentadas e interesses particularistas. Refletir sobre como se configura a legítima representação das classes de trabalhadores, sejam elas pertencentes ao mercado formal ou informal/precarizado, faz-se necessário diante das evidências de que o arranjo atual vem impedindo o aprofundamento dos assuntos específicos da saúde do trabalhador.

Keywords : Controle social; Saúde do trabalhador; Conferências Nacionais de Saúde; Mundo do trabalho; Mercado informal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese