SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Fluoride concentration in the adjacent vegetation next to fertilizer industries of Cubatão, São Paulo State, BrazilNatural fluoride levels from public water supplies in Piauí State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PIMENTEL, Fernando Castim; ALBUQUERQUE, Paulette Cavalcanti de  and  ACIOLI, Raquel Moura Lins. Análise do processo de trabalho dos agentes de vigilância ambiental do município de Olinda, Pernambuco. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2209-2214. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600029.

Este trabalho teve como objetivo analisar a cobertura do Programa de Vigilância Ambiental em Saúde no município de Olinda e os aspectos que podem ter interferido no fato de não se ter visitado o número de imóveis estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, dentre eles o número de faltas dos agentes de vigilância ambiental e a quantidade de imóveis trabalhados diariamente. Para a realização do estudo, criou-se um banco de dados com a relação de todos os agentes que trabalharam no ano de 2006, levando-se em consideração o número de faltas, licenças médicas, férias, além do número de imóveis trabalhados. Os resultados mostraram que o número de imóveis trabalhados pelos agentes por dia teve uma maior influência no baixo rendimento apresentado no ano de 2006, quando comparado ao número de suas faltas. Dentre os fatores que contribuíram para uma média abaixo do esperado estão o alto número de pendências (imóveis fechados e recusas), a falta de materiais, os constantes cursos de capacitação e a demanda dos agentes para outras ações de saúde. Portanto, conclui-se ser necessária uma mudança no processo de trabalho dos agentes de vigilância ambiental, além de uma avaliação mais criteriosa e constante de suas atividades para que seja possível atingir as metas predeterminadas.

Keywords : Saúde pública; Saúde ambiental; Vigilância ambiental; Pessoal de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese