SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Sociodemographic variables as determinant of the environment domain of quality of life of adolescentsClimate change, tropospheric ozone and particulate matter, and health impacts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NEVES, Eduardo Borba; MENDONCA JUNIOR, Nelson  and  MOREIRA, Maria de Fátima Ramos. Avaliação da exposição a metais numa oficina de recuperação de armamento de uma organização militar. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2269-2280. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600036.

O objetivo deste estudo foi a avaliação da exposição ocupacional ao chumbo e manganês dos trabalhadores de uma oficina de recuperação de armamento de uma organização militar. O ar do ambiente de trabalho foi avaliado no monitoramento ambiental e os indicadores biológicos de dose interna, para chumbo e manganês, em sangue e na urina, foram utilizados no monitoramento biológico. A concentração de manganês e chumbo nos filtros e fluidos biológicos foi determinada por espectrometria de absorção atômica eletrotérmica. Os resultados do monitoramento ambiental indicaram níveis de Pb e Mn acima do TLV-TWA durante o processo de pintura (313,33 μg m-3) e solda (951 μg m-3). Os indicadores biológicos revelaram que cinco dos nove trabalhadores apresentam níveis de Pb-S que sugerem exposição ambiental ao chumbo (valores entre 5 e 10 μg dL-1). Pode-se concluir que existe uma pequena exposição ocupacional ao chumbo e ao manganês na oficina de tratamento superficial. Tal exposição é influenciada pelas condições meteorológicas e pela demanda variável de trabalho.

Keywords : Chumbo; Manganês; Ar; Sangue; Urina; Avaliação da exposição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese