SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Climate change, tropospheric ozone and particulate matter, and health impactsDevelopment of health promotion in Brazil in the last twenty years (1988-2008) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CORTE, Beltrina  and  LODOVICI NETO, Pedro. A musicoterapia na doença de Parkinson. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2295-2304. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000600038.

Este estudo descreve uma pesquisa qualitativa, interfaciando dois campos - gerontologia e musicoterapia -, em uma metodologia interativo-dialógica - com dez indivíduos ligados de forma íntima à questão parkinsoniana, entrevistados na Associação Brasil Parkinson (ABP) paulistana. Objetiva-se verificar, a partir de narrativas pessoais, a importância de práticas alternativas fundadas em elementos sonoro-rítmico-musicais, sendo exemplares o exercício de tocar um instrumento (piano, violino, etc.), ou cantar em grupo, ou praticar um exercício musical orientado, que podem funcionar como atividade terapêutica para pessoas com a doença de Parkinson (DP), e como devem ser aplicadas com seriedade e competência pelos seus profissionais. Dados foram coletados em entrevista preestruturada e reestruturada conforme a necessidade de aplicação a cada entrevistado, envolvendo categorias variadas. Da análise, sistematização e interpretação dos dados, pôde-se, a partir das modalidades das respostas e de uma comparação qualitativa, sugerir que a musicoterapia é excelente via para o tratamento do doente, fazendo-o conviver melhor com a DP, minimizando seu sofrimento, o que implica a mudança do sujeito para uma posição singular e própria na relação com sua doença e com os demais que o cercam.

Keywords : Musicoterapia; Doença de Parkinson; Gerontologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese