SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Age structure, natality and mortality of the Xavante indigenous people of Mato Grosso State, Brazilian AmazonFamily health assistance according to the psychoanalysis approaches: a proposal for caring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SILVA, Ricardo Henrique Alves da; CASTRO, Roberta Francisca Martins de; BASTOS, José Roberto de Magalhães  and  CAMARGO, Luis Marcelo de Aranha. Análise das diferentes manifestações de cultura quanto aos cuidados em saúde bucal em moradores de região rural ribeirinha em Rondônia, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1475-1480. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700059.

Esse estudo avaliou as práticas populares nos cuidados com a saúde bucal decorrentes de patologias como a cárie dentária, doença periodontal, entre outras, no distrito de Tabajara, Estado de Rondônia, Brasil, tendo em vista que o folclore é muito presente na cultura popular, sendo considerado um fato social e cultural, ao mesmo tempo atingindo e influenciando os cuidados quanto à saúde bucal. Realizou-se um estudo quanti-qualitativo, sendo a amostra composta por catorze mulheres e seis homens. O instrumento de pesquisa compreendeu um questionário, com questões objetivas e subjetivas, sendo os dados analisados sob a forma descritiva. Observou-se um baixo nível de conhecimento em aspectos relacionados à saúde bucal nas pessoas analisadas, bem como uma variedade de métodos alternativos para "tratamento" e "prevenção" de afecções bucais. Concluiu-se que há necessidade de um conhecimento mais aprofundado da população-alvo dos programas em saúde, haja vista que introduzem, quase sempre, mudanças culturais, e para que sejam construtivos e não desintegradores, devem levar em conta a estrutura sociocultural da comunidade onde serão executados.

Keywords : Antropologia; Odontologia; Saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese