SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6The "Farmácia Popular do Brasil" Program and aspects of public provision of medicines in BrazilDaily eating habits of obese women living in Rocinha Shanytown (Rio de Janeiro, RJ, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SIMOES, Ana Carolina de Assis  and  CARVALHO, Denise Maciel. A realidade da saúde bucal do idoso no Sudeste brasileiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 2975-2982. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000600035.

Este trabalho teve como objetivos descrever as alterações manifestadas nas estruturas bucais decorrentes do envelhecimento e verificar, através da produção científica nacional, com ênfase na Região Sudeste, os problemas bucais prevalentes nos idosos. Foi realizada uma revisão de literatura abordando a temática envelhecimento no contexto da odontologia. Os resultados apontaram que a população idosa é o segmento populacional que mais cresce. Os problemas bucais prevalentes nessa faixa etária são as cáries radiculares e a doença periodontal, que contribuem para a grande maioria das extrações dentárias. Na Região Sudeste do Brasil, o uso de prótese é baixo quando comparado à alta taxa de edentulismo e ao percentual de idosos parcialmente dentados; o valor do índice CPOD é alto e os idosos apresentam uma percepção positiva sobre seus dentes, apesar de os problemas bucais terem impacto negativo nas suas vidas. Conclui-se que a incorporação do cirurgião-dentista na equipe de saúde das instituições e a sistematização das práticas de higiene bucal são necessidades reais, além da necessidade de um trabalho continuado de orientação para o cuidado da saúde bucal do idoso. É também fundamental a ampliação do estudo nessa área, visando qualificar a atenção e o tratamento odontológico para esses indivíduos.

Keywords : Envelhecimento; Odontologia; Idoso; Saúde bucal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese