SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1O desenvolvimento de competências em atenção básica à saúde: a experiência no projeto Huka-KatuPercepção de saúde na etnia Guarani Mbyá e a atenção à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

NUTO, Sharmênia de Araújo Soares; AMORIM, Samuel Ilo Fernandes de; NATIONS, Marilyn Kay  e  COSTA, Íris do Céu Clara. Avaliação de oficinas de autocuidado aos portadores de periodontite crônica: cuidando dos usuários e cirurgiões-dentistas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 913-921. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700023.

O objetivo deste artigo é avaliar as oficinas de "aceitação ao paciente" para os cirurgiões-dentistas e de autocuidado para os portadores de periodontite crônica. Pacientes em atendimento nas clínicas de periodontia dos cursos de graduação e pós-graduação em odontologia e alunos de especialização em periodontia, em Fortaleza (CE), participaram de oficinas educativas. Os pacientes do grupo de intervenção e controle responderam a um questionário estruturado no início e no final do tratamento. Foi realizado o diário de campo em todas as oficinas. Para a comparação entre os momentos antes e depois, nos dois grupos, foi realizado o teste McNemar, com uma probabilidade de p < 0,05. No grupo de intervenção, houve um incremento do conhecimento em relação ao nome, às causas e aos fatores relacionados à doença (p < 0,05). No grupo-controle, não houve aumento na compreensão do caráter crônico, ao contrário do grupo de intervenção. Os cirurgiões-dentistas demonstraram pouca habilidade em lidar com pacientes crônicos. As oficinas educativas aos portadores de periodontite crônica acrescentam conhecimentos sobre a doença, suas causas e seu caráter crônico, principalmente pela metodologia pedagógica utilizada e o diálogo com a cultura popular.

Palavras-chave : Periodontite; Motivação; Autocuidado; Educação em saúde; Doença crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português