SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue9A study on death: an analysis based on Vigotski's dialectical methodEsthetic nutrition: body and beauty enhancement through nutritional care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MOTA, João Felipe et al. Indicadores antropométricos como marcadores de risco para anormalidades metabólicas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.9, pp. 3901-3908. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001000026.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar qual indicador antropométrico apresenta maior relação com as anormalidades metabólicas em participantes de um programa de Mudança de Estilo de Vida. Tratou-se de uma pesquisa do tipo exploratória, transversal e analítica, na qual foram avaliados 273 adultos e idosos (idade superior a 40 anos) quanto ao Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência cintura (CC), % gordura corporal (GT) e % massa muscular (%MM). Foi colhida amostra de sangue em jejum para dosagem de colesterol total e frações, triacilglicerol e glicose. Foram realizadas análises estatísticas para diferenciação entre os grupos e determinação de associações. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Ao avaliar as anormalidades metabólicas como variável dependente e IMC, CC, GT, %MM como variáveis independentes, observamos que a CC foi o indicador antropométrico que mostrou melhor associação com todas as anormalidades metabólicas (p<0,0001), seguida da %MM. Conclui-se que as anormalidades metabólicas comumente associadas à obesidade apresentam como principal marcador de risco antropométrico a CC e não o IMC. Dado um mesmo valor de CC, sobrepesos e obesos apresentaram riscos à saúde comparáveis aos indivíduos eutróficos.

Keywords : Composição corporal; Obesidade; Circunferência da cintura; Indice de massa corporal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese