SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número11Subjetividade e clínica na atenção básica: narrativas, histórias de vida e realidade socialO sentido da visita domiciliária realizada por estudantes de medicina e enfermagem: um estudo qualitativo com usuários de unidades de saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

CAMPOS, Ana Cristina Viana et al. Indicadores sociais e de saúde como medida de acesso aos cuidados primários no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.11, pp. 4349-4355. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001200007.

O objetivo foi investigar a influência de indicadores sociais e de saúde no acesso à Atenção Primária na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados secundários de 34 municípios foram analisados e as variáveis dependentes foram três indicadores básicos de saúde: cobertura da Estratégia Saúde da Família, cobertura de primeira consulta odontológica programada e número médio anual de consultas médicas por habitante. As variáveis independentes foram analisadas usando Análise de Componentes Principais, com rotação VARIMAX e normalização Kaiser. O teste T Student foi utilizado para comparar os componentes fornecidos pela análise fatorial em relação aos indicadores básicos de saúde com significância de 5%. As condições de desenvolvimento foram significativamente maiores em cidades com baixa cobertura da ESF (p=0,022). As condições socioeconômicas foram significativamente mais relevantes em municípios com alta cobertura de primeira consulta odontológica (p=0,030) e com maior número médio de consultas médicas (p=0,022). Condições socioeconômicas e de desenvolvimento podem ser decisivas para a identificação dos municípios com melhores e piores indicadores de atenção primária.

Palavras-chave : Indicadores básicos de saúde; Indicadores sociais; Atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês