SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número11Characteristics of primary healthcare service use in the southern and northeastern regions of Brazil: differences by care modelAssessment of the association between the qualification of physicians and nurses in primary healthcare and the quality of care índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência & Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1413-8123

Resumen

CAMATTA, Marcio Wagner et al. Avaliação de um centro de atenção psicossocial: o olhar da família . Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.11, pp. 4405-4414. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001200013.

O objetivo deste estudo foi avaliar um Centro de Atenção Psicossocial na perspectiva de familiares de usuários do serviço. Foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando-se do referencial teórico-metodológico da Avaliação de Quarta Geração. A coleta ocorreu em um serviço de saúde mental de Porto Alegre em outubro e novembro de 2006, por meio de entrevistas com 13 familiares, posteriormente validadas em uma oficina de negociação. Os dados foram agrupados e discutidos segundo as temáticas: ambiência, atividades terapêuticas, equipe, plasticidade, inserção da família, resultados da atenção psicossocial, políticas públicas e sociedade. A oficina de negociação dos dados foi um momento importante de discussão e reflexão sobre as temáticas que emergiram das entrevistas. Essa avaliação demonstra a importância em dar voz e em considerar os familiares como parceiros para a produção de uma atenção em saúde mental que coadune com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e com os pressupostos da reforma psiquiátrica brasileira.

Palabras llave : Saúde mental; Serviços de saúde mental; Família; Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués