SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Vocational Health Schools (ETSUS) in Brazil: regulation of the integration of teaching-service-administrative sustainability of ETSUSCritical epidemiology: for a theoretical praxis of knowing how and when to act author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RODRIGUES, Elisa da Conceição; CUNHA, Sueli Rezende  and  GOMES, Romeu. "Perdeu a veia": significados da prática da terapia intravenosa na unidade de terapia intensiva neonatal. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 989-999. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000400021.

A terapia intravenosa (TIV) destaca-se entre as tecnologias imprescindíveis para garantir a sobrevivência dos recém-nascidos de risco. Contudo, é fonte de dor, estresse e complicações graves. O objeto de estudo foram os significados da prática da terapia intravenosa na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), mais especificamente: analisar os significados atribuídos à prática da TIV pela equipe e discutir como esses significados refletem no cuidado do recém-nascido. Trata-se de um estudo de caso etnográfico com referencial teórico da antropologia cultural, realizado em uma UTIN pública do município do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram nove enfermeiros, quatro médicos, três técnicos e quatro auxiliares de enfermagem. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e observação participante. A análise qualitativa das entrevistas foi realizada utilizando-se o método da interpretação dos sentidos. Os significados, quando entrelaçados na "teia cultural", revelaram que a prática da TIV é reduzida a técnicas de punção venosa periférica, acarretando sérios agravos para os recém-nascidos e desgaste emocional para a equipe e a família. A ressignificação da prática da terapia intravenosa será possível a partir da reflexão crítica dos padrões culturais nos quais ela se estrutura.

Keywords : Recém-nascido; Terapia infusional; Enfermagem; Antropologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese