SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue5Poverty and Social Policy: the implementation of complementary programs for the Bolsa Família ProgramBeyond bars and punishments: a systematic review of prison health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MOSCHETA, Murilo dos Santos  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Grupos de apoio para homens com câncer de próstata: revisão integrativa da literatura. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.5, pp. 1225-1233. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000500016.

Este artigo caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo analisar a contribuição dos estudos nacionais e internacionais acerca do uso de grupos de apoio psicológico como estratégia de cuidado de pacientes diagnosticados com câncer de próstata. Foram consultadas as bases eletrônicas: Lilacs, MedLine e PsycINFO, em intervalo de 20 anos (1989-2009), com critérios de inclusão preestabelecidos. Foram selecionados 11 estudos, cujas evidências permitiram tecer considerações acerca dos fatores que favorecem a participação de homens nos grupos de apoio, dos potenciais benefícios dessa participação, das principais preocupações que eles manifestam e a influência da identidade de gênero no processo de enfrentamento da doença. Além disso, os estudos apontam para alguns modelos de intervenção em grupo, oferecem orientações aos coordenadores para sua condução e salientam a importância de se implementar grupos como uma estratégia efetiva de cuidado aos homens que enfrentam o câncer de próstata.

Keywords : Neoplasias da próstata; Grupos de auto-ajuda; Apoio Social; Literatura de revisão como assunto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese