SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número5Percepções dos estudantes de odontologia sobre a Odontologia, Mercado de trabalho e Sistema Único de SaúdePapel do agente comunitário de saúde no controle do estoque domiciliar de medicamentos em comunidades atendidas pela estratégia de saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

SOARES, Lisandra Delfino de Albuquerque et al. Análise do desempenho motor associado ao estado nutricional de idosos cadastrados no Programa Saúde da Família, no município de Vitória de Santo Antão-PE. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.5, pp. 1297-1304. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000500023.

Investigar a associação entre o estado nutricional, e o desempenho das habilidades motoras, de idosos, cadastrados no Programa Saúde da Família, zona urbana, do município de Vitória de Santo Antão (PE). Estudo epidemiológico, transversal de campo do tipo descritivo-analítico. Participaram desta pesquisa 235 idosos com idade superior ou igual a 60 anos, do gênero masculino e feminino, residentes em Vitória (PE) e cadastrados nas unidades de saúde da família da zona urbana da cidade. O estado nutricional foi avaliado segundo o Índice de Massa Corporal e a Circunferência de Panturrilha. Para análise do desempenho motor foram utilizados quatro testes motores: Time Up&Go, Índice de Tinetti, Alcance Funcional e Apoio Unipodal. As associações foram verificadas segundo a correlação de Spearman. A associação do estado nutricional com os testes motores foi estatisticamente significativa entre os gêneros masculino* e feminino** (time up&go rho = 0,290*, 350**, alcance funcional rho = 0,232*, 352**, índice de Tinetti rho = 243*, 363** e apoio unipodal rho = 221*, 475**) não apresentando distinção entre sexo. A avaliação dos resultados mostrou associação entre o estado nutricional e a capacidade funcional entre os idosos independente do sexo; tendo sido a obesidade apontada como a condição nutricional limitante ao desempenho adequado nos testes.

Palavras-chave : Avaliação geriátrica; Nutrição do idoso; Atividade física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português