SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número6Perfil da produção científica brasileira sobre a gripe pandemica de influenza A/H1N1A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

COSTA, Carolina Souza Neves da et al. Capacidade para o trabalho e qualidade de vida de trabalhadores industriais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.6, pp.1635-1642. ISSN 1413-8123.  https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000600026.

O objetivo do presente estudo foi avaliar, comparativamente, a qualidade de vida e a capacidade de trabalho de trabalhadores industriais, por meio dos índices de capacidade para o trabalho e de qualidade de vida. Participaram do estudo 100 trabalhadores de um setor noturno de linha de produção. Foram aplicadas traduções autorizadas do Índice de Capacidade para o Trabalho e o Instrumento Abreviado de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde. Os resultados evidenciam associação entre a capacidade para o trabalho e todo o conjunto dos domínios de qualidade de vida, apresentando melhor associação com o domínio Físico (r =0,61). Além disso, os homens jovens obtiveram valores maiores para Capacidade de Trabalho (p =0,016), enquanto que as mulheres com idade entre 30-39 anos apresentaram os piores índices de qualidade de vida (p =0,027), especialmente para os domínios Relações Sociais e Ambiente. Reforça-se, assim, a necessidade de diretrizes preventivas específicas para o aprimoramento dos aspectos ligados ao domínio Físico tanto no ambiente de trabalho como fora dele, uma vez que essa interação potencializa os efeitos no aspecto físico em ambas as esferas.

Palavras-chave : categorias de trabalhadores; autoimagem; organização mundial da saúde; carga de trabalho; conduta de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons