SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Watching, listening and sharing: field work for psychosocial autopsiesPrimary healthcare and the construction of meanings for oral health: a social constructionist interpretation of discourses by the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CAVALCANTE, Fátima Gonçalves et al. Autópsia psicológica e psicossocial sobre suicídio de idosos: abordagem metodológica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.8, pp. 2039-2052. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000800015.

O artigo analisa a qualidade e a consistência de um roteiro de entrevista semiestruturada, adaptado para o estudo do suicídio de pessoas idosas e apresenta o método das autópsias psicossociais que resultou da aplicação desse instrumento. O objetivo é demonstrar como o uso da entrevista em profundidade e sua forma de organização e análise de dados foram testados e aperfeiçoados por uma rede de pesquisadores de vários centros de pesquisa do Brasil. O método envolveu a aplicação do instrumento em que se socializou um manual de instruções sobre a coleta, sistematização e análise de dados. A metodologia foi aplicada no estudo de 51 casos de idosos que faleceram por suicídio em dez municípios brasileiros, e permitiu a verificação da consistência do instrumento usado e a aplicabilidade do seu método, durante o processo e ao final, por meio de uma avaliação em rede. O roteiro aperfeiçoado e as instruções para replicá-lo e analisá-lo são aqui apresentados. Os resultados apontam o rigor e a credibilidade dessa abordagem metodológica testada e qualificada de um modo interdisciplinar e interinstitucional.

Keywords : Autópsia psicológica; Autópsia psicossocial; Suicídio de idosos; Rigor e qualidade de instrumentos de pesquisa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese