SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Health status and physical activity levels among the elderly who are participants and non-participants in social welfare groups in FlorianópolisThe configuration of the work of nurses in care of the elderly in the Family Healthcare Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

WANDERBROOCKE, Ana Claudia Nunes de Souza  and  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Significados de violência familiar contra o idoso na perspectiva de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.8, pp. 2095-2103. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000800020.

O presente estudo de cunho qualitativo buscou analisar os significados atribuídos à violência familiar contra o idoso, por profissionais que atuam na atenção primária à saúde. Participaram 10 profissionais com diferentes formações, de uma unidade de saúde de referencia para idosos, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo os princípios da Grounded Theory. Os dados foram integrados e organizados em categorias, subcategorias e elementos de análise. Os resultados evidenciaram que os participantes demonstraram a expectativa de que a família funcione como amparo e proteção e que a violência familiar é o que fere esse princípio. O significado de violência familiar contra o idoso mostrou-se alicerçado na ideia "do idoso frágil e dependente", limitando a visualização de casos que não se enquadram nesse perfil.

Keywords : Idoso; Equipe de saúde; Violência familiar; Atenção primária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese