SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue10Brazilian Men's Integral Health Attention: using indicators for monitoring health's promotion and attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GOMES, Romeu; LEAL, Andréa Fachel; KNAUTH, Daniela  and  SILVA, Geórgia Sibele Nogueira da. Sentidos atribuídos à política voltada para a Saúde do Homem. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.10, pp. 2589-2596. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001000008.

Analisou-se os sentidos atribuídos à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) pelos envolvidos na sua implementação, buscando identificar como uma política formulada em nível nacional é significada nos contextos locais. Em cinco municípios, de cada macrorregião do país, realizaram-se 6 narrativas e 21 entrevistas semiestruturadas, com gestores e profissionais de saúde; as informações sobre a Política foram trabalhadas a partir do Método de Interpretação de Sentidos. A Política é percebida em geral com positividade. Dentre os sentidos atribuídos, destacamos que a Política é vista, por alguns, como uma atenção integral que norteia ações para abordar os homens como um todo na Atenção Primária; ao contrário, por outros, foi percebida como uma redução a problemas urológicos. Também foi vista como algo vago, não detalhando como proceder para trazer os homens aos serviços e melhor atendê-los, ou algo episódico, sendo a política reduzida à realização de eventos pontuais e não a ações continuadas, incorporadas no cotidiano dos serviços. Os diferentes sentidos orientam práticas e ações, podendo sinalizar o engajamento efetivo e continuado do profissional com a Política, sendo um elemento fundamental para seu monitoramento e avaliação.

Keywords : Saúde do Homem; Política de saúde; Políticas públicas de saúde; Gênero e saúde; Pesquisa qualitativa; Brasil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese