SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue10Healthcare needs, public policies and gender: the perspective of professional practicesSexuality and trans experiences: from the hospital to the bedroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ROHDEN, Fabíola. Capturados pelo sexo: a medicalização da sexualidade masculina em dois momentos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.10, pp. 2645-2654. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001000014.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a medicalização da sexualidade masculina a partir do contraponto entre dois processos históricos distintos. O primeiro deles se refere ao grande movimento de intervenção na sexualidade masculina ocorrido no início do século XX no Brasil em torno da sífilis e do combate mais geral das doenças venéreas. O segundo diz respeito à medicalização da sexualidade via o foco na disfunção erétil e na chamada andropausa e a criação de uma nova farmacologia do sexo que se torna incontornável na passagem para o século XXI. Esse contraste permite perceber certas diferenças importantes. Destaca-se a nova ênfase na noção de saúde sexual baseada no aprimoramento individual e uso de medicamentos além da promoção do interesse masculino no desempenho sexual como porta de entrada para se chegar ao tratamento da saúde do homem.

Keywords : Sexualidade masculina; Medicalização; Saúde sexual; Disfunção erétil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese