SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue10The use of phytotherapy and medicinal plants in primary healthcare units in the cities of Cascavel and Foz do Iguaçu - Paraná: the viewpoint of health professionalsFemale urinary incontinence: a systematic review of qualitative studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANTOS, Adriano Maia dos et al. Práticas assistenciais das Equipes de Saúde da Família em quatro grandes centros urbanos . Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.10, pp. 2687-2702. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001000018.

O artigo analisa as práticas assistenciais dos médicos e enfermeiros de Equipes de Saúde da Família (EqSF) em quatro capitais a partir de inquéritos. Identifica aspectos relacionados às ações prioritárias, atividades rotineiras e a associação entre o perfil profissional e a realização de atividades selecionadas, buscando evidenciar o quanto se aproximam de práticas integrais. O recorte referese a resultados com dados coletados por questionários autoaplicados. O teste usado na análise dos cruzamentos foi o qui-quadrado de Pearson (χ2) para variáveis categóricas. As variáveis A e B são associadas ou não, ao nível de significância de 5%. As análises indicam tendência a um balanço entre atendimento à demanda programada e espontânea, corroborando práticas centradas nas pessoas. Ações a agravos infecciosos de curso longo não são prioridades para todas as EqSF, comprometendo as ações de vigilância à saúde e as práticas integrais. A atenção domiciliar, ainda, não é uma prática semanal para todos os profissionais. Insuficiente envolvimento com atividades na comunidade restringe a produção do cuidado às práticas convencionais e comprometem a lógica de mudança de modelo. Contradições identificadas entre formação e práticas sugerem necessidade de rever as políticas de educação permanente.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Programa Saúde da Família; Avaliação em saúde; Profissional de saúde; Formação de recursos humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese