SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue10Quality of the Information System on Live Births /SINASC: a critical analysis of published studiesThe evolution of maternal and child healthcare and birth weight in the State of Pernambuco in 1997 and 2006 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GALANO, Eliana et al. Entrevista com os familiares: um instrumento fundamental no planejamento da revelação diagnóstica do HIV/Aids para crianças e adolescentes. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.10, pp. 2739-2748. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001000022.

O estudo teve como objetivo apresentar a participação dos cuidadores na construção de estratégias para a comunicação do HIV às crianças soropositivas, assim como, discutir as intervenções que contribuiriam para a superação das dificuldades que comumente impedem os familiares a aceitarem esse processo. Participaram 23 cuidadores de 18 pacientes com indicação para revelação diagnóstica, acompanhados em dois serviços de Aids pediátrica no município de São Paulo, Brasil. Trata-se de  pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas semidirigidas. Os resultados demonstraram que legitimar os motivos pelos quais os cuidadores relutam em divulgar o diagnóstico às suas crianças, assim como suas motivações, são intervenções que contribuem para diluir resistências, facilitando a aceitação da revelação. A colaboração dos responsáveis forneceu subsídios valiosos para o direcionamento do processo de revelação diagnóstica, além de ter possibilitado o estabelecimento de um vínculo receptivo e favorável, capaz de minimizar inibições que poderiam ser prejudiciais à continuidade do processo.

Keywords : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV; Criança; Adolescente; Cuidadores; Revelação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese