SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue10Healthcare value chain: a model for the Brazilian healthcare systemQualitative evidence of monitoring by doulas during labor and childbirth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MINAYO, Maria Cecília de Souza; CAVALCANTE, Fátima Gonçalves; MANGAS, Raimunda Matilde do Nascimento  and  SOUZA, Juliana Rangel Alves de. Autópsias psicológicas sobre suicídio de idosos no Rio de Janeiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.10, pp. 2773-2781. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001000025.

Esse estudo analisa autópsias psicológicas e contextualiza problemas e fatores que levaram algumas pessoas idosas a acabar com a própria vida na cidade do Rio de Janeiro, entre 2004 e 2007. O estudo parte de 26 laudos periciais de homens e mulheres que cometeram suicídios no centro, na zona norte e na zona sul da cidade. As famílias desses idosos foram contatadas por carta e telefone e depois, pessoalmente. Foram oito autópsias psicológicas, por meio das quais foram coletados dados de identificação, genograma da família e uma entrevista que reconstituiu o modo de vida e as razões da violência autoinfligida. Os entrevistados foram familiares, amigos e conhecidos das vítimas. Os suicídios estão associados a depressão, a enfermidades físicas e mentais graves e a fatores socioculturais como decadência profissional e socioeconômica. Esses eventos ocorreram com e sem apoio familiar, com e sem acompanhamento médico. A fragilização cumulativa de recursos pessoais e sociais no ciclo vital revela que o risco do suicídio em idosos exige cuidados permanentes de saúde pública.

Keywords : Suicídio; Suicídio em idosos; Autópsias psicológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese