SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue7The participation of civil society in health and social policy councils in the city of Piraí, State of Rio de Janeiro (2006)Evaluation of a program of application of the botulinum toxin type A in children with cerebral palsy in Vale do Jequitinhonha author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SCALCO, Giovana Pereira da Cunha et al. Estresse no trabalho e autopercepção de saúde oral entre adultos brasileiros: Estudo Pró-Saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2013, vol.18, n.7, pp.2069-2074. ISSN 1413-8123.  https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000700022.

O objetivo deste estudo é investigar a associação entre estresse no trabalho e a autopercepção de saúde bucal. Os dados foram obtidos por meio de questionário de autopreenchimento de 3.253 funcionários técnicos administrativos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em um Estudo do Pró-Saúde. O estresse no trabalho foi medido por meio de um questionário elaborado por Karasek em 1970 e reduzido por Theorell em 1988. Para a análise dos dados, utilizou-se regressão logística ordinal, posteriormente ajustada para três blocos de variáveis. Trabalhadores expostos a alta exigência e pouco controle no trabalho e ao trabalho passivo, tiveram maiores chances de perceber pior saúde bucal, quando comparados àqueles expostos a baixa exigência no trabalho, não se observando associação com aqueles expostos ao trabalho ativo. Entretanto, no modelo de regressão múltipla, estas estimativas reduziram em magnitude e perderam significância estatística, a saber: alta exigência e trabalho passivo. Funcionários expostos à alta exigência no trabalho apresentaram pior saúde bucal autorreferida que parece ser em parte explicada pelas comportamentais em saúde, presença de problemas de saúde bucal e uso de serviços odontológicos com uma frequência maior do que uma vez ao ano.

Keywords : Estresse no trabalho; Autopercepção de saúde bucal; Alta exigência no trabalho; Trabalho passivo; Saúde bucal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License